terça-feira, 7 de julho de 2009

Nutrologia e o médico Nutrólogo – edição nº 1

A Nutrologia é a especialidade da medicina que estuda a nutrição normal do ponto de vista médico, além de estudar a etiologia, a fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento das doenças nutricionais relacionadas a nutrientes. É importante salientar que o objetivo do médico nutrólogo é garantir uma nutrição saudável a todas as pessoas, e todos sabem que somente o profissional médico é quem pode diagnosticar e tratar uma doença e dessa forma, o médico nutrólogo está capacitado a proporcionar tanto o tratamento medicamentoso quanto o dietético.

A Nutrologia, como especialidade médica, cuida tanto das doenças resultantes de um mau suprimento nutricional quanto da falta, excesso ou utilização inadequada dos nutrientes dos alimentos. Com isso deve ficar claro que a Nutrologia cuida não só dos quadros carenciais clássicos, como escorbuto, beribéri, pelagra, etc., como também da obesidade e das suas consequências. Ocupa-se ainda da prevenção e tratamento das mais sérias doenças crônicas degenerativas prevalentes neste século, como as cardiovasculares, a hipertensão, o diabetes e até certas formas de câncer. Trata também das dislipidemias (distúrbios do colesterol nas doenças vasculares, ou do cálcio e de outros nutrientes, na osteoporose).

Além disso, a Nutrologia permite que haja uma abordagem multidisciplinar com outras especialidades médicas (endocrinologia, cardiologia, pneumologia, nefrologia, gastroenterologia, pediatria, cirurgia, medicina esportiva etc.) e outros profissionais ligados à área da saúde, dentre os quais destacamos: bioquímicos, enfermeiros, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, visando o bem-estar e à saúde de todos os pacientes.

Dra Márcia Alexandra Martins
Médica Nutróloga e Psiquiatra - CRM/MS 3625

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Portal GHM Produções em novo endereço a partir de fevereiro