terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Alimentação do Brasileiro

Em pesquisa feita pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, observou mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros entre 1974 a 2003. A pesquisa observou que o consumo doméstico de refrigerantes aumentou em 400%, mostrando uma tendência de substituição do leite por refrigerante, principalmente entre crianças e adolescentes. Observou-se ainda uma redução no consumo de peixes em 50% e de ovos em 84% e um aumento de 300% do consumo de embutidos (mortadela, lingüiça, salame e outros alimentos com alto teor de gordura e sal). Já o consumo de frutas, verduras e legumes se encontra em cerca de 1/3 da recomendação mínima diária de 400g recomendado pelo Guia Alimentar para a população brasileira considerando uma dieta de 2000 kcal.

As principais causas do baixo consumo de frutas, verduras e legumes na população brasileira são:
- falta de hábito desde a infância
- desconhecimento da forma de preparo criativo e sabores
- falsa idéia de que se perde muito tempo para comprar e higienizar vegetais
- tabus e modismos

O estudo derrubou o mito de que consumir apenas o tradicional prato de arroz com feijão, salada e carne é garantia para uma alimentação adequada. Embora seja uma opção adequada em macro e alguns micronutrientes como ferro, o prato típico do brasileiro não é suficiente para garantir quantidades necessárias de cálcio, potássio e vitaminas D, E e A para a saúde. È necessário que ele esteja associado a outras opções saudáveis ao longo do dia, como frutas, lácteos e cereais.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cacau e Saúde

No fruto chamado Cacau, a partir do qual é feito o chocolate, existem mais de 400 substâncias, muitas das quais capazes de afetar a saúde humana. No chocolate, são encontrados: gorduras, aminoácidos metilxantinas e os flavonóides.

O ácido oléico, que é uma gordura monoinsaturada também encontrada no óleo de oliva, faz parte da composição da manteiga de cacau e confere proteção cardiovascular. Apesar de no chocolate também serem encontrados gorduras saturadas como o ácido esteárico e a do ácido palmítico, estudos demonstram que o consumo de chocolate Não está associado à elevação do colesterol.

No chocolate, são encontrados os aminoácidos triptofano, fenilalanina e tirosina, que além do papel em comum na síntese protéica, a fenilalanina e a tirosina atuam especificamente como precursores de catecolaminas como a adrenalina (que media reações ao estresse) e dopamina( neurotransmissor responsável pela comunicação entre as células do sistema nervoso central e relacionado à sensação de prazer). Esses aminoácidos podem estar relacionados à cefaléia que algumas pessoas apresentam após consumir chocolate.

As metilxantinas (cafeína e teobromina) encontradas no chocolate são responsáveis pelo aumento da freqüência cardíaca verificada em alguns indivíduos.
Os Polifenóis, que no caso do cacau é destacado os flavonóides são comparados em estudos por suas atividades anti-inflamatórias, antioxidantes e por agir positivamente no curso de doenças cardiovasculares. Essas substâncias modulam fatores de risco cardíaco como disfunção endotelial modulam a oxidação do mau colesterol- LDL- e modulam a ativação e a agregação plaquetária. Dessa forma, melhoram a função arterial coronariana, são responsáveis pela reversão de disfunções endoteliais associadas ao envelhecimento e aos danos relacionados ao tabagismo.

Sendo assim, usado com moderação (cerca de 30g de chocolate após o almoço), o chocolate é considerado um alimento funcional.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ansiedade

O Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG) é um estado patológico caracterizado por um sentimento de temor acompanhado por sinais físicos de hiperatividade do sistema nervoso autonômico. O paciente começa a sofrer antecipadamente a uma determinada situação (nova ou não).

Cerca de 3-8% da população sofrem com o transtorno.

A idade de início é variável, sendo mais comum no começo da idade adulta.

Causas

- doenças crônicas (disfunção da tiróide, câncer,......)
- abstinência de álcool e drogas
- tensões nos relacionamentos
- cobranças profissionais
- dívidas não pagas e falta de dinheiro
- eventos como: nascimentos, morte, casamento, divórcio, mudanças, desemprego, prova na escola...

Sintomas Físico
- tremores
- tensão muscular
- dores no corpo, cefaléia tensional
- falta de ar
- fadiga
- respostas de sobressaltos (sustos)
- hiperatividade autonômica (palpitações, sudorese, diarréia, boca seca, aumento da frequência urinária)

Sintomas psicológicos
- sentimento de temor
- dificuldade de concentração
- hipervigilância
- insônia
- libido diminuída
- “nó na garganta”

Tratamento
- Medicamentoso (ansiolíticos)
- psicoterapia
- exercícios físicos regulares (caminhada, ioga, pilates...)
- técnica de relaxamento (massagens, música, pintura...)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Vitaminas – Na dose certa

As vitaminas desempenham múltiplas funções. Embora sua presença nos alimentos seja essencial à vida, o consumo excessivo é prejudicial. Portanto, elas devem ser consumidas com critério, de acordo com a necessidade. Doses mais altas podem ser necessárias em alguns casos, como na gravidez , quando as necessidades da mãe e do bebê são maiores e em casos de pessoas idosas ou hospitalizadas devido à perda do apetite, entre outros fatores.

Os fatores relacionados às deficiências de vitaminas podem estar relacionados tanto a oferta insuficiente como com problemas metabólicos, digestivos ou de absorção:

-dietas para perda de peso

- dieta monótona, sem variação

- consumo crônico de álcool

- perda por cozimento, imersão ou preparação alimentar imprópria (causa importante
da perda de vitaminas)

- produção insuficiente de enzimas digestivas

- absorção de vitaminas prejudicada por medicamentos

- doenças específicas de natureza digestiva, hepática ou inflamatória.

A suplementação vitamínica feita através de drágeas, xaropes ou em pó para preparo pode ser realmente útil quando constatado uma deficiência por meio de sintomas e/ou através de exames complementares, mas deve ser feito com criterioso acompanhamento médico.
Portal GHM Produções em novo endereço a partir de fevereiro